O técnico Carlo Ancelotti anunciou, na última quarta-feira (01/10), na sede da CBF no Rio de Janeiro, a lista de convocados da Seleção Brasileira para os amistosos contra a Coreia do Sul, no dia 10 de outubro, em Seul, e diante do Japão, no dia 14 de outubro, em Tóquio.
A lista, como esperado, privilegiou jogadores que atuam na Europa devido à menor distância para a Ásia, onde acontecerão os amistosos. Segundo diversos veículos, também evitou-se desfalcar clubes brasileiros em momento de definição na temporada.
A lista original de Ancelotti, porém, teve três mudanças: o lateral-direito Vanderson, do Monaco, se machucou na Champions League e foi trocado por Vitinho, do Botafogo. Já o goleiro Ederson, do Fenerbançe, se lesionou em treinamento e foi substituído por John, do Nottingham Forest. Já o lateral-direito Wesley, da Roma, se lesionou no Campeonato Italiano e deu espaço para a convocação de Paulo Henrique, do Vasco. A entrada do vascaíno foi a alteração mais recente, anunciada na noite deste domingo (05/10).
Convocação da Seleção Brasileira: lista atualizada
Goleiros
Bento – Al-Nassr
John – Nottingham Forest
Hugo Souza – Corinthians
Defensores
Caio Henrique – Monaco
Carlos Augusto – Inter de Milão
Douglas Santos – Zenit
Éder Militão – Real Madrid
Fabrício Bruno – Cruzeiro
Gabriel Magalhães – Arsenal
Lucas Beraldo – PSG
Vitinho – Botafogo
Paulo Henrique – Vasco
Meio-campistas
André – Wolverhampton
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
João Gomes – Wolverhampton
Joelinton – Newcastle
Lucas Paquetá – West Ham
Atacantes
Estêvão – Chelsea
Gabriel Martinelli – Arsenal
Igor Jesus – Nottingham Forest
Luiz Henrique – Zenit
Matheus Cunha – Manchester United
Richarlison – Tottenham
Rodrygo – Real Madrid
Vinicius Jr – Real Madrid
Desfalques da Seleção Brasileira
Ancelotti tem uma série de desfalques importantes, incluindo Raphinha, Marquinhos e Alisson.
- Raphinha – o atacante do Barcelona sofreu lesão muscular na coxa direita na partida contra a Real Sociedad, em 28 de setembro. A expectativa é que o jogador fique fora por três semanas.
- Marquinhos – o zagueiro do Paris St-Germain, um dos capitães da Seleção, trata de uma lesão no quadríceps da coxa esquerda. Segundo comunicado emitido pelo PSG em 26 de setembro, o tratamento deve durar “várias semanas”.
- Alisson – após a partida do Liverpool nesta terça-feira (30), contra o Galatasaray na Champions League o técnico Arne Slot declarou que o goleiro sentiu um problema e não terá condições de enfrentar o Chelsea na próxima rodada da Premier League, após a Data Fifa. O treinador não especificou a lesão.
- Ederson – cortado após se lesionar no treinamento de sábado (04/10) do Fenerbançe.
- Vanderson – fora da Seleção após lesão na panturrilha durante empate do Monaco por 2 a 2 com o Manchester City no dia 1º de outubro.
- Wesley – substituído depois de problema muscular neste domingo (05/10) em vitória da Roma por 2 a 1 contra a Fiorentina.
Além deles, o zagueiro Alexsandro, do Lille, e o volante Andrey Santos, do Chelsea, também desfalcam a Seleção Brasileira. Neymar, candidato para integrar a lista, também é ausência por uma lesão na coxa direita que deve tirar o craque de ação até novembro.
Próximas Datas Fifa
A Fifa já detalhou como fica seu calendário até 2030, o que inclui períodos reservados para as duas próximas Copas do Mundo, duas edições da Copa América e as datas para amistosos entre seleções.
- 6 a 14 de outubro de 2025 – Amistosos do Brasil
- 10 a 18 de novembro de 2025 – Amistosos do Brasil
- 23 a 31 de março de 2026 – Amistosos do Brasil
- 1 a 9 de junho 2026 – Amistosos do Brasil
- Junho/julho de 2026 – Copa do Mundo

